25/03/08

Um SITE a visitar

É um espaço muito interessante, a explorar com proveito.

Chama-se Linhas de Torres Vedras. Basta clicar AQUI

Texto 5 ( Jornal "BADALADAS", 28/03/2008 )

GUERRA PENINSULAR:
Porque é que Portugal se viu envolvido?

Joaquim Moedas Duarte*

Quando a cabeça de Luís XVI rolou no cadafalso em 21 de Janeiro de 1793, as monarquias absolutas da Europa estremeceram.Com a abolição do poder absoluto do rei e a afirmação da soberania popular desabava o “antigo regime” e a ordem estabelecida. Perante o perigo, as monarquias coligaram-se. Uma luta gigantesca irá sacudir a Europa durante cerca de 25 anos: de um lado a França que, lutando desesperadamente contra o cerco, acaba por aclamar um Imperador, Napoleão, ela que decapitara um rei; do outro as grandes nações – Áustria, Prússia, Rússia, Suécia… – lideradas pela Inglaterra. A Espanha oscila entre os dois, entregue ao calculismo dos seus governantes. É neste vendaval político e militar que Portugal vai ser arrastado, sem possibilidade de fuga.

Nação periférica, Portugal tinha uma enorme importância estratégica devido à situação geográfica e ao império colonial. Se no conserto diplomático os nossos embaixadores pouco contavam e até eram ignorados, as consequências económicas das nossas opções políticas eram cuidadosamente contabilizadas pelos governos beligerantes. Como resultado, a diplomacia portuguesa especializou-se em jogos de equilíbrio, procurando agradar a todos e tentando manter-se oficialmente neutral, embora aliando-se em segredo ora a uns ora a outros. Os cofres da coroa rapidamente foram esvaziados em pagamentos, indemnizações, tentativas de apaziguamento, que não tiveram outro efeito senão pôr-nos mal com deus e com o diabo. Que fazer?

Logo em 1801 a Espanha, que se aliara à França, invade Portugal na intenção clara de nos anexar. Com um exército desorganizado e sem chefes à altura, o país é humilhado e só obtém a paz à custa do território de Olivença e do pagamento de uma quantia exorbitante. Invocando uma secular aliança, os nossos governantes procuram ajuda junto da Inglaterra. Mas esta, que faz? Esperançada em que Portugal desapareça como nação, apressa-se a ocupar os nossos territórios coloniais, bem como a Madeira, só os abandonando quando verifica que a nossa extinção fora adiada.
A aliança anglo-lusa era um enorme equívoco e só viria a falar-se dela quando a Inglaterra viu vantagens nisso. O que aconteceu quando Napoleão decidiu enfrentar a nação rival e provocou a declaração de guerra entre as duas nações em 1803. Portugal ficou entre dois fogos. Para a França nós éramos um protectorado inglês e mais tarde ou mais cedo teria de ocupar o nosso território como forma de enfraquecer a Inglaterra. Para esta, nós devíamos ser fiéis à velha aliança para que os nossos portos e colónias continuassem abertos ao seu serviço. No meio, a nossa diplomacia empenhava-se em garantir a impossível neutralidade.

A Inglaterra tinha um enorme poderio naval, condição necessária à sua sobrevivência. Napoleão sabia que, para a vencer, teria de a enfrentar no mar. Para isso garantiu a aliança da Espanha que lhe facultou uma poderosa armada. O embate deu-se em Outubro de 1805 junto do cabo Trafalgar, no sul da Espanha. A armada franco-espanhola foi desbaratada e Napoleão teve de reconhecer a impossibilidade de invadir a Inglaterra por mar. Restava-lhe a via terrestre e esta passava por Portugal, base de apoio da nação inglesa que ele jurara aniquilar.
O confronto França/Inglaterra agravou-se de novo em 1806. Respondendo a uma política naval hostil da parte da Inglaterra, Napoleão decreta o “Bloqueio Continental”. Esta medida, imposta a todos os países europeus que tivessem litoral, destinava-se a fechar os portos aos navios ingleses, impossibilitando-lhes o comércio e a circulação de pessoas e bens. Portugal ficou mais uma vez entalado entre a espada e a parede, debatendo-se durante meses entre a fidelidade aos ingleses que tão necessários eram para a manutenção das nossas colónias e a inevitabilidade de ceder a uma parte das exigências francesas para evitar a invasão.

Napoleão tratou de garantir a aliança com o governo espanhol, necessária para a passagem do seu exército em direcção a Portugal. Por seu turno, os espanhóis, sempre dispostos a retomar o sonho de anexarem o nosso território, dispuseram-se ao conluio. O resultado foi o Tratado de Fontainebleau, assinado pela Espanha e pela França em Outubro de 1807. Nele se estabelecia que Portugal seria dividido em três lotes. O primeiro, a norte, que se chamaria Lusitânia, seria dado ao rei da Etrúria, como compensação de guerra; o segundo, abrangendo o Alentejo e Algarve, seria para o governante espanhol D. Manuel de Godoy, que ficaria com o título de príncipe dos Algarves. O terceiro lote, com Trás-os-Montes, Beira e Estremadura, ficaria para a França, numa situação a definir mais tarde. As ilhas e colónias portuguesas seriam igualmente divididas entre a França e a Espanha.

Está prestes a iniciar-se a primeira invasão francesa.

* Professor

14/03/08

Página do BADALADAS

(clicar para aumentar)
Eis como ficou a página do jornal BADALADAS de 14 de Março, em que saíu o 4º texto sobre o Bicentenário. Por coincidência feliz, a direcção do jornal tinha outro texto sobre o mesmo tema e juntou os dois na página.

12/03/08

Texto 4 (Jornal "BADALADAS", 14/03/2008)

FRANÇA E INGLATERRA EM CONFRONTO

José Travanca Rodrigues *

O projecto napoleónico de afirmação da França, no quadro de uma nova Europa era insustentável, pela dimensão geográfica da empresa e pela multiplicidade dos adversários que tinha de enfrentar.
Não podia deixar de contar com a resistência dos principais estados europeus, que metodicamente contra ele se coligaram. Apesar disso, entre 1802 e 1807, venceu e “confederou” retalhos de uma Alemanha ainda frágil e em busca de um ideal nacional; subordinou um Império Austro-Húngaro vasto mas militarmente frágil; hegemonizou as partículas de que se fazia a Itália, perdida em quezílias internas; atraiu a Espanha a uma aliança anti-britânica e acabou por humilhá-la de modo insuportável para o brio espanhol. Tudo isto era muito, mas Napoleão sabia que os seus propósitos não ficariam completos, se não resolvesse os velhos diferendos que opunham a França à Grã Bretanha.
Os Ingleses eram o “génio funesto” da França.
Nos anos que se seguiram à revolução de 1789, a Inglaterra interviera nas sucessivas coligações anti-francesas. Os antagonismos entre as duas potências não eram problema apenas do espaço europeu. Havia entre elas uma longa querela pela partilha dos crescentes mercados coloniais. Em meados do século XVIII, a chamada Guerra dos 7 Anos (1756/1763) provara já que, só pela força, se dirimiriam os apetites dos contendores. Um breve parêntesis: o resultado de então foi premonitório - a Grã Bretanha passaria a ser a sede de uma nova “economia - mundo”, lugar que deixaria de ocupar apenas no dealbar do século XX, quando o eixo passou o Atlântico, para se fixar nos E.U.A..
Era no mar que Napoleão sabia que o seu inimigo irredutível teria de ser enfrentado, gorada a expectativa, ainda pensada, de uma invasão terrestre. Os resultados do confronto foram, desde logo, funestos para a França. Em Aboukir (1795), ao largo do Egipto, primeiro, e depois no cabo de Trafalgar (1805), não longe da costa algarvia, os Ingleses mostraram sobejamente de que lado estava a supremacia. (Porque será que a praça central de Londres se chama “Trafalgar Square” e no seu centro se ergue a estátua do almirante Horácio Nelson?). Era insuportável para os desígnios britânicos a limitação do seu acesso aos principais portos europeus. Para contrariar as aspirações francesas, os governos britânicos apoiam financeiramente os inimigos de França, sem terem se expor demasiado no plano propriamente militar – é a política resumida na frase: “poucas tropas mas muito dinheiro”.
Liberal, parlamentar e já dotada de uma economia estruturalmente capitalista, a monarquia inglesa teme a França napoleónica, mas espera a sua hora de plena acção. Parece entender que, por maior que seja o brilho das vitórias militares de Napoleão no continente, o ajuste de contas final terá de ser com ela. Reparando bem, a vitória maior de Napoleão terá sido a obtida em Austerlitz, em 1805; ora nesse mesmo ano, os Franceses sabiam já o que os esperaria do lado britânico, pois esse é também o ano de Trafalgar.
Em suma, a luta final teria de obrigar Napoleão a vergar a Grã-Bretanha por outros meios.
Meios que conduziram à intervenção napoleónica na Península Ibérica e às Invasões, cujo bicentenário nestes anos se rememoram. Aqui começaria a empalidecer o brilho, afinal efémero, do prodígio francês.
* Professor

Nota:

Este é já o 4º texto, aqui publicado, sobre o Bicentenário das Invasões Francesas. Tal como no princípio anunciámos (25/01/2008), prosseguiremos ao ritmo de dois artigos por mês. Para os leitores que queiram rever estes textos, e ter acesso a mais informações, foi criado na Internet o blogue LINHAS DE TORRES que pode ser acedido com este endereço:
http://linhasdetorres.blogspot.com/

11/03/08

GUERRA PENINSULAR

(Clicar para aumentar)


"GUERRA PENINSULAR - prelúdio liberal do tecido político-social e a transformação do aparelho militar português" - é este o tema do Seminário Internacional a realizar nos próximos dias 27 e 28 de Março no Instituto de Estudos Superiores Militares (Rua de Pedrouços, 1449-027, LISBOA).
As inscrições podem ser feitas até 19 de Março para o tel 21 302 52 16.
O programa é o que consta da imagem.

06/03/08

Texto 3 ( Jornal "BADALADAS", 29 / 02 / 2008)

NAPOLEÃO

José Travanca Rodrigues *

Um grande destino começa, um grande destino acaba (Corneille)

Chateaubriand nas suas “memórias”, reflectindo sobre a cena internacional de que foi testemunha activa, diz que no fim do século XVIII, “o mundo assiste a uma mudança profunda: o homem do século que expirava sai de cena; o homem do novo século a ela sobe; Washington, no fim da sua vida, cede o lugar a Napoleão”.
São dois “prodígios” que personificam a mudança.
Washington, pioneiro e cabeça da revolução que conduziu um novo país à emancipação política, momento inaugural em que um território colonial se erguia e se construía como entidade independente. O ano libertador de 1776 merece aqui ser recordado e o triunfo da revolução consolidada em 1783, quando os Estados Unidos da América obtêm o seu reconhecimento, a Constituição, que modela o novo estado, são os feitos maiores da carreira do prodígio norte-americano.





Do lado de cá, na Europa, a França na mudança de século assistia à irrupção de outro prodígio – Napoleão Bonaparte.
Quando começa o novo século, todas as ambições lhe são possíveis. Tem, ao virar dessa página do tempo, 31 anos. Nascera em 1769, na Córsega, meio italiano, meio francês. Carreira militar meteórica – general em 1793 – participou activamente nas vicissitudes da grande revolução iniciada na França em 1789. A carreira de Napoleão acompanhou os espasmos políticos que dilaceraram a França nesses anos. Sagaz e maleável, sabendo colher as oportunidades, passou praticamente incólume a tempestade da Convenção (chegou a ser preso por amigo dos jacobinos em 1794), soube adaptar-se em crescendo aos novos tempos, muito próprios afinal aos seus projectos. Dois anos bastaram para chegar à fama europeia: em 1796, consumadas as suas primeiras vitória militares em terras italianas, proclamava: “Povos de Itália! O exército francês vem quebrar as vossas grilhetas. O povo francês é o amigo de todos os povos. Para nunca mais os tiranos que vos têm subjugado!” .
São destas as tintas políticas de um génio da guerra que se cobre o manto “libertador” de Napoleão. Doravante, ele torna-se o pesadelo das velhas monarquias europeias. Pela Europa, muitos vêem-no como a personificação do Anti-Cristo. Naqueles reinos ainda absolutistas, socialmente de matriz feudal, Napoleão passa a ser visto como o portador temido da “desordem”, do “caos”, da “impiedade”, enfim.
Internamente, a carreira de Napoleão foi fulgurante: o caminho para consumar o poder despótico percorreu-o em meia dúzia de anos. Em 1802, desembaraçado de aliados menores, torna-se cônsul vitalício, para em 1804, se glorificar imperador dos Franceses, no cenário conciliador de Notre Dame de Paris, com a caução do Papa Pio VII, testemunha conveniente do quadro que David imortalizou em pintura.
Depois das turbulências do processo revolucionário, a figura de Napoleão emergia como a de um tipo novo de líder político. Incorporando certos conceitos e ideias liberais, atraía largas franjas da burguesia e boa parte até da aristocracia se lhe rendia. Muitas desconfianças se desvaneciam para quem via no imperador o instrumento da normalização e da afirmação da França no quadro europeu.

* Professor

Texto 2 ( Jornal "BADALADAS", 15 / 02 / 2008)


GUERRA PENINSULAR

Carlos Guardado da Silva *




Comemorando-se o bicentenário da «Guerra Peninsular», os historiadores reflectem sobre este conflito que teve uma dimensão internacional, e que se desenvolveu no contexto das «Guerras Napoleónicas», protagonizadas por França e Inglaterra, as maiores potências, em finais do século XVIII e inícios do século XIX. Dentro da estratégia hegemónica de Napoleão Bonaparte, o domínio da Península Ibérica era fundamental para travar o forte poder marítimo inglês no Atlântico, assim como nos portos comerciais do Mediterrâneo. Pois quem dominava economicamente, tinha igualmente a supremacia política na Europa.
O período (1807-1814) acabou por ser conhecido por três designações: «Guerra Peninsular», a mais generalizada, sobretudo no mundo anglo-saxónico, mas também em Portugal; «Guerra de la Independencia», em Espanha; e «Invasões Francesas» (em número de três ou quatro, se considerarmos, neste caso, a Guerra das Laranjas, em 1801) ou Napoleónicas, denominação aquela muito utilizada em Portugal, esta institucionalizada na Nova História Militar de Portugal.
Deste modo, a denominação inglesa e portuguesa de «Guerra Peninsular» tem sobretudo em conta a realidade geográfica do conflito, sublinhando o apoio fundamental do exército inglês chefiado por Arthur Wellesley, mais tarde duque de Wellington, para a vitória, quer em Portugal, quer em Espanha.
Todavia, a historiografia espanhola tem preferido designar o conflito por «Guerra de la Independencia», denominação coeva dos acontecimentos. De certo modo, ao preferir esta designação, a historiografia liberal espanhola deu-lhe um conteúdo romântico, sobrevalorizando a luta do povo espanhol contra o exército invasor de Napoleão, que procurava retirar àquele a independência do território e da sua pátria. Mas também é verdade que José Bonaparte, irmão mais velho de Napoleão, após as abdicações de Baiona, assumiu o trono em Espanha (1808-1813), pondo fim à sua independência, através de uma farsa aparentemente legal de transferência do poder, impondo uma dinastia francesa.
Mais a Norte, dado o desenvolvimento da consciência nacional da Catalunha, já no século XX, institucionalizou-se a denominação popular de «Guerra del Francés» face à «Guerra de la Independencia», permitindo distinguir com grande clareza a diversidade de conflitos que coexistiam então.

Geograficamente, a Guerra Peninsular abrangeu toda a Península Ibérica, França com os seus aliados e vassalos, e Inglaterra. Mas este conflito teve uma dimensão europeia e atlântica, enquanto parte das Guerras Napoleónicas, travadas sobretudo entre França e Grã-Bretanha pela hegemonia no continente europeu.
Assim, as designações «Guerras Napoleónicas», «Guerra Peninsular» e «Guerra de la Independência» ou «Invasões Francesas» expressam diferentes dimensões do conflito – europeia, peninsular e nacional – que, apesar das características comuns, teve processos distintos em Portugal e em Espanha. Foi uma guerra que uniu Inglaterra e os até então (2 de Maio de 1808) inimigos - Portugal e Espanha - contra França. Todavia, a comummente designada 1.ª Invasão de Portugal (1807) foi uma invasão franco-espanhola, como se tratou, em 1801, de uma invasão espanhola, conduzida por Manuel Godoy, ainda que integrada no contexto recuado da Guerra Peninsular.

* Director do Arquivo Municipal de Torres Vedras

Texto 1 ( Jornal "BADALADAS", 25 / 01 / 2008)

MANTER VIVA A MEMÓRIA

Joaquim Moedas Duarte *

De 2007 a 2010 comemoram-se os duzentos anos das Invasões Francesas. É um acontecimento histórico muito referido mas talvez pouco conhecido. No suceder das gerações que gradualmente se afastam e se desinteressam do que as antecedentes viveram, compete aos cultores da História – investigadores, professores… – trazer à memória colectiva o que o tempo vai apagando.

A região Oeste teve papel importante nestes acontecimentos. É legítimo que dela se espere um contributo significativo para a sua divulgação. Isso acontecerá de modos diversos. Os seis municípios em cujo território foram construídas as Linhas de Torres – Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira - já se uniram na “Plataforma Intermunicipal para as Linhas de Torres”, cuja apresentação decorreu no passado dia 20 de Novembro, no Museu Militar de Lisboa. Estão a ser organizadas muitas iniciativas com a finalidade de preservar lugares e lembrar acontecimentos. Em Torres Vedras, por exemplo, decorrerá em 16 e 17 de Maio o encontro de História Local TURRES VETERAS XI, dedicado ao tema das Guerra Peninsulares.
Para quem ainda pense que a História é um revolver inútil do passado, ocupação de ratos de biblioteca ou de amantes de velharias, convém lembrar que o seu estudo e divulgação são absolutamente necessários para entender o presente. Não se trata de remexer em feridas mas de cuidar das cicatrizes que ficaram e que fazem parte da nossa identidade colectiva Uma sociedade sem memória é um ser errático e vazio.

O jornal Badaladas não podia alhear-se deste movimento. Por isso, um grupo de pessoas, ligadas ao estudo e ensino da História, uniu-se num projecto comum: a publicação, durante os anos de 2008, 2009 e 2010, de uma rubrica bimensal sobre o tema das Invasões Francesas. Não se propõem fazer investigação de ponta, trazer novos dados, publicar documentos inéditos ou defender interpretações controversas. Pretendem simplesmente DIVULGAR História. Avivar na memória colectiva das gentes do Oeste tudo o que diga respeito às Invasões Francesas, através de artigos feitos a partir da bibliografia existente ou, eventualmente, de outras fontes menos conhecidas. O estilo de abordagem terá em conta a heterogeneidade do público leitor e o suporte escrito em que se publica: um jornal!

A série terá início no próximo dia 14 de Fevereiro. Num primeiro artigo será abordada a definição do conceito tradicional de “invasões francesas” em articulação com o de “guerra peninsular” ou “guerra da independência”. Os artigos seguintes abordarão o contexto internacional e nacional em que se inserem estes acontecimentos, bem como a sua descrição sucinta. A partir daí, os textos terão um carácter mais livre, sem plano prévio de organização, permitindo ao leitor a partilha de conhecimentos em áreas tão diversas como: armamento, batalhas, documentos diplomáticos, episódios, tácticas de guerra, figuras, vestígios monumentais, reflexos na Literatura, etc

Ao propor e realizar esta iniciativa, a Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras (ADDPCTV) procura pôr em prática uma das suas orientações de trabalho: congregar vontades para a realização do objectivo comum de defender e divulgar o nosso património histórico.
Manifestamos ao jornal Badaladas que tão bem acolheu esta proposta e aos nossos consócios e amigos que prontamente aceitaram participar nela, o nosso profundo reconhecimento. Em nosso nome e dos leitores a quem servimos.

* Professor

ABERTURA





Em finais de Dezembro de 2007 foi apresentado ao jornal BADALADAS, semanário regional de Torres Vedras, o seguinte:



PROJECTO DE TRABALHO

BICENTENÁRIO DAS INVASÕES FRANCESAS


Fundamento

De 2007 a 2010 comemoram-se os duzentos anos das Invasões Francesas. É um acontecimento histórico muito referido mas talvez pouco conhecido. No suceder das gerações que gradualmente se afastam e se desinteressam do que as antecedentes viveram, compete aos historiadores trazer à memória colectiva o que o tempo vai apagando.
A região Oeste – com destaque para Torres Vedras – teve papel importante nestes acontecimentos. É legítimo que dela se espere um contributo significativo para a sua divulgação.

Objectivo

Avivar na memória colectiva das gentes do Oeste tudo o que diz respeito às Invasões Francesas (IF)

Meios

Publicação em jornais regionais do Oeste de artigos de divulgação sobre as I. F.

Numa primeira fase: prioridade ao jornal BADALADAS, com publicação de uma rubrica quinzenal sobre o tema, durante os anos de 2008, 2009 e 2010.

Numa segunda fase, a partir de 2009: extensão a outros jornais do Oeste, com a publicação diferida dos mesmos artigos.

Conteúdos

Não se trata de investigar História mas sim de DIVULGAR História.

Pretende-se a publicação de artigos com uma média de 2 500 caracteres, feitos a partir da bibliografia existente ou, eventualmente, de outras fontes menos conhecidas, usando um estilo de abordagem que tenha em conta a heterogeneidade do público leitor.

Intervenientes

Uma equipa de professores e investigadores ligados à História Local.

Torres Vedras, 18 de Dezembro de 2007



A Direcção do jornal aceitou o projecto e em Janeiro iniciou-se a publicação.

Este blogue será, pois, o arquivo/net dos artigos publicados no BADALADAS no âmbito do bicentenário das invasões francesas.
Simultaneamente usaremos este espaço para divulgar acontecimentos, livros, sites, contributos diversos, etc, sobre a Guerra Peninsular.