11/01/11


INVASÕES FRANCESAS - 200 ANOS, MITOS, HISTÓRIAS E PROTAGONISTAS. Rui Cardoso, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2010. 285 pp.

Rui Cardoso é editor da secção internacional do semanário Expresso e editor-executivo da revista Courrier Internacional. Este é um livro de divulgação, que abarca toda a época das Invasões Francesas.
Dir-se-ia que o autor quis responder aos que acham a História uma seca, com artigos curtos, de linguagem fácil e de abordagem ligeira. Mas preocupa-se com o rigor da informação, que de modo geral é fidedigna. Resulta um livro de leitura atraente, com muitos pormenores da chamada "pequena História" mas sem perder a perspectiva geral, escorada na organização cronológica dos aconteciemntos. No final junta uma curta mas bem seleccionada bibliografia, maioritaria e recentemente editada em Português bem como uma cronologia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Exmos. Senhores,

O Manual Escolar 2.0 é um projecto pioneiro a nível mundial, no qual os manuais escolares são construídos on-line, num espaço aberto à participação de todos os professores.

Num artigo no nosso site, tomámos a liberdade de incluir um link ao vosso blogue. Podem verificar aqui: http://www.manualescolar2.0.sebenta.pt/projectos/hgp6/posts/476.

Aproveitamos a ocasião para convidá-los a visitar o nosso site.

Todos os comentários e sugestões são bem-vindos. Estamos à vossa espera!

Até breve.