26/12/08

Texto nº 22 ( Jornal "BADALADAS", 12 / 12 / 2008 )



A COMEMORAÇÃO DO PRIMEIRO CENTENÁRIO DA GUERRA PENINSULAR



Célia Reis *


As comemorações do primeiro centenário da Guerra Peninsular inscreveram-se num movimento memorativo que vinha já do século precedente e que procurava realçar a recordação dos grandes feitos, individuais ou colectivos, num percurso que se queria que conduzisse a uma tomada de posição patriótica.
Neste contexto progressivo, o momento vivido em 1908 acentuava a necessidade de uma tomada de posição unificadora, compreendida pelos organizadores das comemorações, dada a crise existente, que assumira maior expressão no Regicídio e na subida ao trono de D. Manuel II.
A iniciativa da comemoração da guerra peninsular iniciara-se na Revista Militar, para depois se alargar a uma dimensão maior, que acabou por se concretizar através de uma Comissão nomeada por portaria de Maio de 1908. Foi assim que, numa estratégia mais alargada, Torres Vedras e o Vimeiro foram dos primeiros palcos em que se comemoraram os actos relativos às invasões francesas.
No dia 21 de Agosto de 1908 passou um século da batalha do Vimeiro, facto marcante para o términus da invasão comandada por Junot. Nessa data chegaram a Torres Vedras, vindos de comboio, o rei D. Manuel II, seu tio, infante D. Afonso, o Presidente do Conselho e os Ministros da Guerra, dos Estrangeiros e das Obras Públicas, entre outros elementos políticos e militares. À sua espera estavam as autoridades civis, militares e religiosas locais, incluindo os administradores de Torres Vedras e Lourinhã.
Entre músicas que tocavam no coreto, o rei seguiu de automóvel a «grande velocidade», no meio de algumas censuras da oposição, porque não se deixou ver por quem o esperava, nem sequer pelas damas que estavam à janela.
No Vimeiro repetiu-se a recepção pelas autoridades, fazendo-se as apresentações num pavilhão aí montado. Depois foi inaugurado o monumento assinalando a batalha que aí tivera lugar cem anos antes, sendo o auto assinado na barraca aí armada, na mesma mesa onde, em 1808, se tinham firmado os preliminares da paz. Entre os vários discursos ouviu-se o rei, relembrando os grandiosos feitos pela independência portuguesa e recorrendo a Os Lusíadas para mostrar a sua vontade de ser «rei de tal gente» colocando-se sempre ao lado da mesma. Estavam também formados os representantes dos corpos militares que tinham tomado parte na batalha: Artilharia 4, Cavalaria 6, infantaria 12, 21 e 24.Rodevavam-nos muita população desejosa de ver o rei, que, agora, se aproximou dos populares, no meio de grande contentamento.
O regresso a Torres Vedras fez-se novamente de automóvel, levantando nuvens de pó que ia pousando sobre a comitiva.
Na vila, o almoço foi servido no Casino, na Rua Paiva de Andrade, ao som da música. Depois de novos discursos, o monarca, no meio de numerosa multidão, dirigiu-se à Câmara Municipal, onde ouviu a saudação do respectivo presidente, cónego António Francisco da Silva.
O passo seguinte foi a deslocação, a pé, à igreja da Graça, enquanto as músicas tocavam e a população continuava a encher as ruas. No templo recebeu os cumprimentos dos padres dos estabelecimentos do Barro e de Varatojo, das irmandades, etc.
Daqui partiu para os Cucos, para visitar as termas, regressando a Lisboa pouco depois das 16 horas, no comboio[1].
Posteriormente, as comemorações continuaram, relembrando outros actos relativos às invasões francesas. Assim sucedeu, por exemplo, no dia 15 de Setembro, em Lisboa, recordando a retirada das tropas de Junot com o lançamento da primeira pedra do monumento relativo a estes acontecimentos. O rei esteve igualmente presente.
Posteriormente, até 1914, assistiu-se a numerosos actos disseminados pelo país, nas terras que pretenderam associa-se aos eventos, assim como à inauguração de outros monumentos e à edição de medalhas, postais, gravuras, etc. Em 1910 distinguiram-se ainda a realização de duas exposições em Lisboa, uma bibliográfica (para a qual o rei também contribuiu com alguns livros da sua biblioteca) e outra histórica.
Saliente-se que, relativamente aos acontecimentos que tiveram lugar em Torres Vedras e no Vimeiro no dia 21 de Agosto de 1908, um torriense coevo organizou uma álbum com todos os elementos que recolheu, como fotografias, recortes de jornais, etc., o qual ofereceu à Câmara Municipal e se encontra na Biblioteca Municipal.

* Professora e investigadora de História Local

[1][1] Alguns dos elementos relativos a esta presença régia podem ser encontrados no Museu Leonel Trindade, em Torres Vedras.

Sem comentários: