15/10/09

UM DIA DE CÓLERA








Arturo Pérez-Reverte escreveu um magnífico livro sobre um dia que ficou para a História da Espanha: o 2 de Maio de 1808. Intitulou-o UM DIA DE CÓLERA. Nesse dia "Madrid foi cenário de uma revolução espontânea". O ressentimento gerado pela presença das arrogantes tropas napoleónicas criou o ambiente explosivo que, a partir de um rastilho, levou à sublevação popular. Sem chefes, desorganizada e caótica, com armas brancas e algumas poucas de fogo, está condenada ao fracasso, face ao melhor exército do mundo. Tanto mais quanto os militares espanhóis, chefiados por gente timorata e subjugada ao poder imperial, se esconde nos quartéis ou reprime, também ela, o levantamento popular porque, em seu entender, não se devia provocar a ira do exército ocupante.

Apenas um punhado de militares de baixa patente, comandados pelos capitães Luis Daoiz e Pedro Velarde, decide apoiar a revolta popular, criando um foco de resistência no parque militar de Monteleón. Duarante muitas horas, com três canhões e alguns fuzis, manterá em respeito as muitas centenas de soldados franceses enviados para os dominar.
Rios de sangue mancharão as Calles de Madrid. Um dia depois, esmagada a revolta, os prisioneiros serão fuzilados numa montanha próxima, cena de horror que Goya registou num quadro célebre que está no Museu d Prado

A esta heróica resistência foi erguida uma memória na Praça 2 de Maio, em Madrid, onde está a placa e o monumento das fotos.

Arturo Péres-Reverte serve-se dos registos, relatórios e relatos diversos que ficaram nos arquivos e faz ressurgir perante nós todo um povo em cólera e desespero.
Da contra-capa: "Um livro que não é ficção. Que não é um documento histórico. É, sim, uma história colectiva feita de pequenos e obscuros casos individuais. Uma história feita de luz e sombra. De pessoas que nada t~em a perder e cuja união gera a cólera de que se faz uma revolução".
Milhares perderam a vida naquele 2 de Maio. Mas eles foram a semente de que germinou o levantamento nacional que garantiu a reconquista da independência nacional da Espanha.

Sem comentários: