12/11/10

Revista ITINERANTE lança número especial


Foi hoje lançado o número especial desta excelente revista, dedicado às Linhas de Torres Vedras. São 96 páginas de textos e fotografias de grande qualidade e a um preço inesperado - 4,90 € - só possível pelos apoios bem merecidos e pelo gosto de divulgar sem obsessões de lucro.
 Desta bela revista, que se publica quatro vezes por ano, já fizemos referência há cerca de um ano, AQUI, aquando da sua estreia: http://linhasdetorres.blogspot.com/search/label/Revista%20ITINERANTE.

Tudo o que então dissemos tem confirmação. Vale a pena comprar e coleccionar.
Aos nossos leitores que nos têm pedido pormenores sobre a localização de alguns fortes aconselhamos vivamente a adquirirem esta revista, onde encontrarão mapas e descrições detalhadas, bem como as coordenadas GPS.

O EDITORIAL explica a razão deste número especial:

«Um ano depois, voltamos ao tema das Invasões Francesas, agora para nos dedicarmos em exclusivo às Linhas de Torres Vedras. Apesar de relativamente recente - faz agora "apenas" 200 anos -, este eficiente sistema defensivo é pouco conhecido dos portugueses. Foi no entanto determinante na defesa de Lisboa, na terceira invasão francesa; para muitos historiadores, o recuo de Masséna foi o primeiro sinal do declínio de Napoleão. Aproveitando os obstáculos naturais da região, este sistema incluiu quatro Linhas defensivas com uma extensão total de cerca de 90 km, 152 fortificações, es­tradas de ligação e sistema de comunicações — uma obra de engenharia formidável para a época e para os meios então disponíveis, construída em menos de quatro anos!
Com o aproximar das comemorações do bicentenário da sua construção, os seis concelhos que abrangem as duas principais Linhas encetaram um trabalho conjunto de recuperação, valorização e divulgação do património, a Rota Histórica das Linhas de Torres. Este projecto incluiu, na vertente do pedestrianismo, o desenvolvimen­to da Grande Rota das Linhas de Torres (GR30), para além de percursos pedestres de Pequena Rota.
É neste contexto que surge este número especial da Itinerante, no qual apresentamos e avaliamos diversos troços da nova GR30 e, como é nosso hábito, enquadra­mos o tema em termos históricos e culturais, com o con­tributo de individualidades de reconhecida competência no tema, e indicamos-lhe alguns bons locais para conviver e recuperar forças. ■»

De salientar que este lançamento foi feito na Quinta do Vale do Corvo, no sopé do Monte do Socorro, com tradições bem marcantes relacionadas com a época das Invasões. O seu proprietário, Miguel de Vasconcellos Guisado, tem feito um extraordinário trabalho de divulgação das Linhas de Torres Vedras, como se pode ver aqui: http://www.linesoftorresvedras.com/


Por último, recordamos que no dia 2 de Dezembro será lançado o nº 4 da ITINERANTE, cujo tema é "Por trilhos da República".

Sem comentários: