05/02/09

IMAGENS DA GUERRA PENINSULAR - I / 5 Fev 2009 - FRENTE OESTE




GUARDAR BEM VIVA A MEMÓRIA


Entre o Campo Grande e o início da Avenida da República, em Lisboa, ergue-se o monumento aos heróis da Guerra Peninsular, inaugurado em 1933. A ideia da sua construção nasceu em 1908, na comemoração do 1º centenário daquela guerra. Os autores, o arquitecto Francisco Ferreira e o escultor José de Oliveira Ferreira, procuraram exprimir, no estilo da época, a gratidão para com o povo e os militares portugueses que enfrentaram os poderosos exércitos napoleónicos.
Comemoramos agora os 200 anos destes acontecimentos. Não se trata de festejar mas sim de evocar, guardar bem viva a memória de um tempo em que Portugal foi invadido três vezes, a Coroa real e as suas elites embarcaram para o Brasil (em fuga ou obedecendo a um desígnio estratégico?) e ao povo foi pedido que sofresse e resistisse. Foi o tempo das Invasões Francesas, também conhecido por Guerra Peninsular, no início do século XIX. Recordemos sucintamente:
Andoche Junot, no Outono de 1807, atravessa a Espanha, entra pela Beira Baixa com um exército de 25000 homens e tenta chegar a Lisboa para aprisionar a família real portuguesa. Quase consegue: dois dias antes o Príncipe Regente D. João, a família e cerca de 15000 pessoas em pânico haviam embarcado para o Brasil. Em 1809 dá-se a segunda invasão, comandada pelo general Soult que entra por Trás-os-Montes com o objectivo de ocupar o Porto e descer depois à conquista de Lisboa. Enfrenta uma resistência desorganizada mas tenaz, e é obrigado a retirar. Um ano depois é Massena que comanda a terceira invasão mas encontra no seu caminho as Linhas de Torres Vedras, uma formidável obra de engenharia militar. Não consegue passar em direcção a Lisboa e retira, perseguido pelas forças luso-britânicas comandadas pelo general inglês Arthur Wellesley, duque de Wellington.
Estes acontecimentos marcaram todo o século XIX português e moldaram a nossa contemporaneidade. E porque é necessário alimentar e manter a nossa memória colectiva, a Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, no âmbito da sua missão e em colaboração com o Frente Oeste, vai publicar semanalmente neste espaço a rubrica IMAGENS DA GUERRA PENINSULAR, com o objectivo de divulgar alguns conhecimentos sobre esta época tão marcante da nossa História.

J. Moedas Duarte

Sem comentários: