25/02/09

IMAGENS DA GUERRA PENINSULAR - II 12 Fev 2009 - FRENTE OESTE






INÍCIO DA REVOLUÇÃO FRANCESA

A tomada da Bastilha a 14 de Julho de 1789, hoje solenizada no feriado nacional dos Franceses, tornou-se o símbolo maior da Revolução. O povo de Paris, amotinado, assaltou lojas de armas e atacou e tomou a principal prisão do Estado onde supunha encontrar mais armamento. Pelas funções que desempenhava, a Bastilha constituía a imagem da repressão e injustiça do poder absoluto, pelo que a sua queda se revestiu de um enorme simbolismo para os revolucionários.
Mas após esse momento de vitória, os parisienses, revoltados e armados, continuaram o processo insurreccional. Apoderaram-se das instituições administrativas e organizaram uma milícia própria e patriótica – a Guarda Nacional – que passou a envergar uma farda tricolor: vermelho e azul do brasão armorial da cidade, e branco dos Bourbons, a dinastia reinante. Seria esta a força militar em que se apoiariam os interesses revolucionários enquanto na cidade ganhava forma a Comuna de Paris e em outras cidades, por toda a França, os acontecimentos se precipitavam. A Revolução estava em marcha.
Enquanto o ambiente revolucionário ia crescendo não era unânime o sentir social – para uns, o clima era de entusiasmo, para outros, reinava o medo e a instabilidade. Foi durante esse período conturbado que a Assembleia Nacional Constituinte, desenvolvendo uma intensa actividade legislativa, pôs cobro à ordem político-social vigente – a do Antigo Regime – e fundou um novo quadro politico-institucional e uma nova ordem social, a do Liberalismo.
Da Assembleia Constituinte procederá o documento que mais repercussão irá ter na História humana: a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, promulgada a 26 de Agosto de 1789. Destinada a servir de preâmbulo à futura Constituição francesa, os seus princípios fundamentais não se dirigiam unicamente aos franceses, podendo ser aplicados a qualquer regime político. Documento que define um novo conceito de Homem e de Cidadão, nele se consubstancia o primado dos direitos individuais e da Liberdade.
Estas mudanças revolucionárias fizeram estremecer toda a Europa e a Guerra Peninsular foi uma das suas consequências.


Manuela Catarino

1 comentário:

Fernando Pires disse...

Parabéns por esta iniciativa,
o blog está genial e particularmente um sitio de referência para quem necessita de decumentação sobre este tema
"Guerra Peninsular"

Fernando Pires
Escutura e Pintura em Miniatura
http://figuraspires.blogspot.com/