200 ANOS DEPOIS
J. Moedas Duarte
Como temos referido em diversas circunstâncias, estas não são comemorações festivas, são EVOCAÇÕES de um período especial na nossa História que marcou profundamente a região em que vivemos. São memórias revisitadas, portadoras de traços de identidade e de pertença que persistem no nosso imaginário colectivo. A este propósito o nosso conterrâneo Manuel Clemente, Bispo do Porto e comissário da CM200Anos, escreve no prólogo do Programa Oficial do Município de Torres Vedras :
(…) O que as nossas Linhas evocam ocorre agora, como então, na permanente disposição que temos como povo de garantir a identidade e a liberdade do nosso ser colectivo.
(…) Lembrá-las hoje, na paz europeia de que felizmente gozamos, é evocar todos os que aqui estiveram, dos dois lados das Linhas, quando nós, seus descendentes, nos reencontramos num projecto comum para o Continente e para o Mundo.
Lembrando os de então, abrimos o futuro na solidariedade e na paz.
O vasto programa comemorativo abarca inúmeras e diversificadas actividades que mobilizarão todas as instituições do nosso concelho: autarquias, escolas, associações, criadores de arte… e decorrerão entre Novembro deste ano e o final do ano que vem.
A Associação de Defesa do Património de Torres Vedras intervém activamente nesta evocação de dupla maneira: por um lado, através de um SERVIÇO DE DIVULGAÇÃO HISTÓRICA sobre a Guerra Peninsular; por outro, fazendo parte do Executivo da Comissão Municipal.
No que se refere ao referido SERVIÇO, a sua concretização tem duas fases complementares. A primeira consiste na publicação de textos de divulgação na imprensa regional, com destaque para o Badaladas. Neste jornal, entre 25 de Janeiro de 2008 e 31 de Outubro de 2009, foram publicados 41 artigos de 13 autores, e dois Suplementos de 4 páginas; no Frente Oeste, entre 2 de Fevereiro e 16 de Julho de 2009, foram publicados 24 artigos ilustrados.
Simultaneamente a ADDPCTV mantém actualizado um blogue (http://linhasdetorres.blogspot.com/) onde estão todos os artigos já publicados, bem como uma bibliografia e a divulgação de sítios na internet relacionados com o tema. A divulgação de textos irá prosseguir até finais de 2010, estando prevista a edição de um livro com uma selecção do que foi publicado.
A segunda fase deste SERVIÇO DE DIVULGAÇÃO HISTÓRICA consiste na realização, ao longo de 2010, de palestras sobre a Guerra Peninsular, com recurso a meios informáticos de apresentação, a realizar nos locais que as solicitarem: Associações recreativas, culturais e desportivas, Lares, Centros de Dia, Escolas, Juntas de Freguesia.
Em complemento, a Associação de Defesa do Património irá realizar duas Visitas Guiadas: uma ao concelho de Oeiras, para visitar a mal conhecida 3ª Linha do complexo das três Linhas de Torres Vedras; e outra, a Albuera, em Espanha, local de uma batalha importante, onde a autarquia local tem realizado um bom trabalho de divulgação. Para uma e outra serão abertas inscrições em altura oportuna.
Contactos da ADDPCTV:
Apartado 50, 2564-909 TORRES VEDRAS
Av. tenente Valadim, 17, 2º 2560-275 TORRES VEDRAS.
Sem comentários:
Enviar um comentário