23/03/09

IMAGENS DA GUERRA PENINSULAR - VI 12 Março 2009 FRENTE OESTE


O príncipe regente passando revista às tropas -Domingos António Sequeira, 1803 - Palácio Nacional de Queluz





FIGURAS HISTÓRICAS

D. JOÃO VI

Maria Guilhermina Pacheco

Filho segundo da rainha D. Maria I e de D. Pedro III, não se encontrava na linha directa ao trono, mas a ocorrência da morte do príncipe herdeiro D. José, garantiu a sua sucessão.
Casou em 1785, com D. Carlota Joaquina, filha do rei de Espanha, Carlos IV, tendo tido nove filhos, destacando-se D. Pedro, D. Isabel e D. Miguel.
A sua mãe, D. Maria I, enlouqueceu, e, em 1792, teve que assegurar o governo do reino, o que se veio a prolongar até 1799. Mas, como a rainha não mostrava melhoras, iniciou-se, a partir daquela data a regência de direito, que se prolongará até 1816, quando por morte da rainha-mãe, é aclamado rei, coM a idade de quarenta e nove anos, na cidade do Rio de Janeiro, para onde a corte portuguesa se deslocara, em 1807, devido à primeira invasão francesa.
O período da regência de D. João é contemporâneo de profundas transformações na vida política da Europa, a Revolução Francesa e as suas consequências, que se fazem sentir também, em Portugal.
Em catadupa, os acontecimentos vão-se sucedendo; Bloqueio Continental, o Tratado de Fontainebleau, as Invasões Francesas, a fuga para o Brasil (elevado a reino em 1815), as conspirações liberais de 1817 (em Portugal e no Brasil), a Revolução Liberal de 1820 e, o posterior regresso da família real e a independência do Brasil. É o declinar de uma época e o nascer de outra, que se opõe à anterior, com novas regras, política, económica, social e culturalmente.
O rei, “testemunha e agente dessa transformação, que não havia sido fadado pela natureza nem com grandes recursos intelectuais nem com vontade firme e esclarecida, que poderia fazer ao longo de toda a sua vida de governante, além de procurar impossíveis equilíbrios, inviáveis mediações entre a rotina e a inovação?” …” tíbio, infeliz e bom, o rei, aos baldões dos acontecimentos, encarnou um período calamitoso da história pátria, em cujos transes se forjou o dealbar do Portugal contemporâneo” (Joel Serrão, D. João VI, in Dicionário de História de Portugal, III volume, Lisboa, Iniciativas Editoriais, 1975)
No entanto, actualmente, tem havido a tendência para uma reabilitação da figura de D. João VI, apresentando-o como um estadista aberto aos problemas da sua época, e lutando por uma política de neutralidade portuguesa, e de equilíbrio, entre a França revolucionária e o imperialismo inglês. •

Sem comentários: