10/04/09

IMAGENS DA GUERRA PENINSULAR - TEXTO VII 19 MARÇO 2009 FRENTE OESTE




A PRIMEIRA OBRA HISTÓRICA SOBRE A INVASÃO DOS FRANCESES


José N R Ermitão



A História Geral da Invasão dos Franceses e da Restauração deste Reino, sendo a primeira obra histórica publicada sobre a 1ª invasão francesa e o levantamento popular contra o invasor, continua a ser ainda hoje de importância fundamental para o estudo do tema – pela sua abrangência, conteúdo pormenorizado e informações veiculadas. A gravura mostra a capa da última edição, de 2008.
É seu autor José Acúrsio das Neves (1766-1834), magistrado, alto funcionário ad-ministrativo e económico do Estado, defensor acérrimo da industrialização do país e crítico dos efeitos dos Descobrimentos (“enquanto as nossas armas... nos davam um império absoluto sobre... os mares... os campos de Portugal ficavam desertos e as fábricas ao abandono”). Politicamente era um conservador, defensor do absolutismo real e contra to-das as ideias liberais.
Perante as invasões vai revelar-se um activo patriota, usando a pena para escrever manifestos de resistência contra o inimigo e de acusação contra os que se acobardavam perante Napoleão, o tirano, o usurpador. São exemplo desses escritos: Manifesto da razão contra as usurpações francesas, A voz do patriotismo na Restauração de Portugal e Espanha, Reflexões sobre a invasão dos franceses em Portugal, A salvação da Pátria – Proclamação aos portugueses e outros. Alguns foram traduzidos e divulgados em Espanha, em luta contra os exércitos franceses.
Sob a forma de livro histórico, A História Geral... é também um manifesto patriótico, de denúncia anti-napoleónica e de exaltação da resistência dos portugueses que ousaram revoltar-se e restaurar a soberania nacional, primeiro sozinhos e depois ajudados pelos ingleses. E o autor destaca que quem teve o papel determinante no levantamento nacional contra os franceses foi o povo: “este primeiro brado ou saiu imediatamente do povo nas terras onde a rebelião principiou sem chefes, ou foi preparada pelo povo... (cuja) fermentação visível animou esses chefes, nas terras onde os houve, a levantarem a voz”.
A edição mais recente desta obra é de Maio de 2008, Edições Afrontamento, Colecção Biblioteca das Ciências Sociais, Porto. 558 pgs, com uma breve “Nota Bio-Bibliográfica”

Sem comentários: