15/06/09

FRENTE OESTE - Texto 19 - 4 JUNHO 2009



FIGURAS HISTÓRICAS


D. CARLOTA JOAQUINA

Maria Guilhermina Pacheco



Carlota Joaquina de Bourbon e Bragança nasceu no Palácio de Aranjuez em Madrid, a 25 de Abril de 1775. Era filha do futuro rei Carlos IV de Espanha e de Maria Luísa Teresa de Parma.
Aos 10 anos de idade casou por procuração com o Infante português D. João, filho segundo da rainha D. Maria I, tendo vindo viver para a Corte Portuguesa.
Teve que se submeter aos chamados “ exames públicos”, e durante três dias, perante a família real e uma parte da Corte, respondeu a perguntas sobre religião, história, geografia, latim, gramática e línguas - Portuguesa, Espanhola e Francesa - tendo ficado registado na Gazeta de Lisboa (4-10-1785), que ”Sereníssima Senhora” tudo satisfez, e salienta ser difícil de “expressar a admiração que deve causar uma instrução tão vasta em uma idade tão tenra.”
O casamento só se veio a concretizar alguns anos depois, mas o relacionamento do casal não foi bem sucedido, nem a nível pessoal nem político, no entanto, a princesa seria mãe de nove filhos, como era hábito dizer na altura.
Entretanto, Carlota Joaquina adquire a Quinta do Ramalhão, à entrada de Sintra, onde viverá, separada do marido.
Entre os anos de 1805 e 1806, a relação esfriou mais, tendo para isso contribuído a chamada “Conspiração de Mafra”, cuja autoria é atribuída à princesa. A causa relaciona-se com a atribuição do título de regente a D. João, devido à doença de D. Maria, não tendo convidado Carlota para integrar o Conselho de Regência – esta não gostou.
A necessidade de viajar para o Brasil, devido à invasão das tropas francesas, no final de Novembro de 1807, veio agudizar as relações do casal.
No Brasil, a sua estadia, como toda a sua vida, apresenta versões diferentes, mas há uma característica comum, a sua tendência para a conspiração. Aqui, será para se tornar regente nas colónias espanholas, na América.
No entanto, não se concretizou, e Espanha veio a perder neste período a maior parte das suas colónias. Também se assumiu como pretendente ao trono de Espanha, por direito, era a primogénita, mas o seu pai abdicara a favor de seu irmão Fernando, que sobe ao trono como Fernando VII.
A vida do casal real, no Brasil desenvolve-se em espaços diferentes, Carlota habitará na Chácara de Botafogo e João em São Cristóvão.
Chegada a Lisboa, novamente a sua faceta politica e conspiratória continua, tornando-se uma das grandes impulsionadoras da contra-revolução, recusando-se a jurar a Constituição de 1822, tendo sofrido por isso uma condenação, ficando, no entanto, autorizada a viver no Ramalhão. Continua a conspirar contra o marido e os liberais, participando na “Vila-francada” e na “Abrilada”, golpes fracassados, mas que abriram o caminho para o torno ao seu filho D. Miguel.
Carlota Joaquina morreu no dia 7 de Janeiro de 1830.

“Em uma retrospectiva de sua vida, Carlota Joaquina poderia chegar à conclusão de que seu temperamento independente, sua personalidade autoritária, sua negação à submissão foram seus maiores obstáculos para vencer no mundo dos homens.”(AZEVEDO, Francisca L. Nogueira de, Carlota Joaquina na Corte do Brasil, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003.)

Sem comentários: