04/06/09

FRENTE OESTE - Texto16 - 21 MAIO 2009





O GENERAL JUNOT



J. Moedas Duarte



Este foi o homem de Napoleão que mais contacto teve com Portugal durante a guerra peninsular: embaixador de França no nosso país em 1805, comandante da 1ª Invasão Francesa em 1807 e comandante do 8º Corpo do Exército de Portugal na 3ª Invasão, sob o Comandante-em-chefe Massena.
Filho de um lavrador da Borgonha, Andoche Junot era estudante de Direito quando se alistou como soldado granadeiro num batalhão de voluntários da Côte d’Or , em 1791. Tinha 20 anos. Fogoso e temerário, - os colegas alcunharam-no de “Junot la Tampête” ( A tempestade) – em 1792 já era Sargento. Participou no cerco de Toulon e de tal modo que Napoleão reparou nele e fê-lo seu secretário e, pouco depois, seu ajudante-de-campo com o posto de Capitão. Ao lado de Napoleão, fez toda a campanha da Itália, onde foi gravemente ferido. Em 1798 foi promovido a General de Brigada durante a expedição ao Egipto. Governador de Paris em 1800, é nomeado General de Divisão em 1804 e Coronel-General dos Hussardos, uma das maiores dignidades do exército napoleónico.
A sua nomeação para Embaixador de França em Portugal, em 1805, parece ter sido uma compensação por não chegar a Marechal, posto supremo da carreira militar. Pouco tempo aqui ficou pois ainda neste ano acompanha o Imperador na campanha da Alemanha, onde participou na batalha de Austerlitz. Em 1806 passa alguns meses como Governador-Geral de Parma e é, de novo, nomeado Governador Militar de Paris.
Quando Napoleão decide invadir Portugal em consequência do Bloqueio Continental, é a Junot que confia o comando do Corpo de Observação da Gironda, um exército de cerca de 26 000 homens que atravessa a Espanha e entra no nosso território em 19 de Novembro de 1807. Em 30 de Novembro chega a Lisboa à frente de um pequeno destacamento pois o grosso do seu exército ficara para trás, atolado por tempestades diluvianas em caminhos intransitáveis. Não consegue aprisionar a família real portuguesa, que se escapara um dia antes para o Brasil, mas ocupa como vencedor um país decapitado das suas chefias naturais. Em 1808 é feito Duque de Abrantes. As revoltas populares a partir de Maio de 1808 prenunciam as derrotas militares na Roliça e no Vimeiro, em Agosto desse ano. Pela Convenção de Sintra abandona Portugal. Em 1809 é comandante do Exército de Reserva da Alemanha. Em 1810 entra de novo em Portugal durante a 3ª Invasão, à frente do 8 º Corpo do exército comandado por Massena. Em 1812 participa na invasão da Rússia como Comandante do 2º Corpo do Grande Exército francês. Começa aqui a sua decadência. Ainda é nomeado Governador de Veneza mas notam-se já os sinais de loucura que acabarão por levá-lo ao suicídio, em 1813. Tinha 42 anos.

Sem comentários: