13/03/09

FORTE DO ALQUEIDÃO - SOBRAL DE MONTE AGRAÇO

Estrada militar



Um dos fossos
Outro aspecto



Paredes de protecção






Este é um dos fortes mais importantes da primeira linhas das LINHAS DE TORRES VEDRAS. Situado num ponto muito elevado, em contacto visual directo com a Serra do Socorro, onde se articulavam os sinais de comunicação para a zona de Torres Vedras e litoral.
Foi recentemente desmatado, deixando à vista todo o sistema de fossos e travezes.
Como chegar lá: no Sobral de Monte Agraço, tomar a estrada para Bucelas. Depois de S. Quintino há uma zona de curvas e, cerca de dois Km à frente, há o desvio à direita, com a indicação de Forte de Alqueidão. A estrada é de terra batida e tem indicações com tabuletas de madeira. Quando se encontra a estrada militar, deixa-se o carro e sobem-se cerca de 150 metros até ao Forte. O panorama é soberbo. Vale a pena!
No cimo, junto ao talefe, foi construído há anos uma plataforma de betão que é, quanto a nós, um atentado ao património que deveria ser resolvido com a demolição pura e simples.
Para quem venha de Bucelas, passa a Arranhó e anda uns cinco Km até encontrar o desvio à esquerda para o Forte.
Para saber mais: AQUI. (Lá se vê a polémica plataforma de betão...)

1 comentário:

Anónimo disse...

Ninguém sabe o que representa o forte do Alqueidão... já passei lá perto, estava a chover e não parei. Hoje, que sei, arrependo-me. Mas faz 200 (duzentos!) anos que alguém lá estava. Na altura, a defender o que é (era) nosso. Com que interesse? Não sei, mas que lá estava, estava. A que ponto chegamos, Portugal e Portugueses! Temos que parar para pensar, olhar para o passado (200 anos ainda deixam marcas) e olhar para a frente. Que fique ao menos o exemplo de bravura e coragem perante maior adnersidade que a dos "mercados"! Naquele tempo, tinham ponta de ferro.

Para a equipa que está (ou estava!) neste projecto, não desistam!

Pedro Gonçalves